Seqüência de Atividades
Duração: 6 aulas
Nome da seqüência: Os rótulos e a escrita
Turma: EJA
Matéria: Língua portuguesa
Objetivo:
1) Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
Conteúdo:
1) Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;
Desenvolvimento: (durante o desenvolvimento da seqüência, fazer a leitura da lista dos rótulos em todas as aulas)
1º aula: Pedir que os alunos levem para sala de aula rótulos e embalagens de produtos que costumam compra no mercado, registrar em uma lista os nomes dos produtos e colar os rótulos em um cartaz.
Em uma conversa informal, chamar a atenção para o sistema de escrita e os sons das letras na palavra, propor a leitura da lista e registro no caderno
2º aula: Conversar sobre as informações contidas nos rótulos como: data de validade, peso, fabricante, valores nutricionais. Propor uma atividade de construção de nomes de alguns produtos com alfabeto móvel;
3º aula: atividade xerocada com imagens de rótulos para que coloquem cada letra no seu respectivo espaço;
| f | l | o | r |
| d | a |
| s | e | r | r | a |
Ex: flor da serra
4º aula: atividade de caça-palavras com banco de dados;
5º aula: Registrar as letras que estão faltando nos nomes dos produtos;
6º aula: Ditado de palavras;
Na abordagem com a turma de EJA a linguagem tem que ser diferente da abordagem de Educação infantil e sempre aproveito as marcas dos produtos para contruir outras palavras a partir de sílabas das mesmas. É uma atividade permanente trabalhada em todas as aulas para que percebam que a partir das sílabas de outras palavras podemos construir novas palavras. Depois disso é feito a leitura das palavras construidas em conjunto e então eles copiam as mesmas em seus cadernos. Sendo essa uma turma de alfabetização sempre retomo a questão de pensarem no que estão escrevendo, nos sons das letras juntas e separadas. Dentro desta sequencia cabe muito mais aulas, que pode ser acrescida de acordo com a turma e da forma de abordagem de cada professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário