Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de março de 2011

Seqüência de Atividades

Duração: 6 aulas

Nome da seqüência: Os rótulos e a escrita

Turma: EJA

Matéria: Língua portuguesa

Objetivo:

1) Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;

Conteúdo:

1) Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;

Desenvolvimento: (durante o desenvolvimento da seqüência, fazer a leitura da lista dos rótulos em todas as aulas)

1º aula: Pedir que os alunos levem para sala de aula rótulos e embalagens de produtos que costumam compra no mercado, registrar em uma lista os nomes dos produtos e colar os rótulos em um cartaz.

Em uma conversa informal, chamar a atenção para o sistema de escrita e os sons das letras na palavra, propor a leitura da lista e registro no caderno

2º aula: Conversar sobre as informações contidas nos rótulos como: data de validade, peso, fabricante, valores nutricionais. Propor uma atividade de construção de nomes de alguns produtos com alfabeto móvel;

3º aula: atividade xerocada com imagens de rótulos para que coloquem cada letra no seu respectivo espaço;

f

l

o

r

d

a

s

e

r

r

a

Ex: flor da serra

4º aula: atividade de caça-palavras com banco de dados;

5º aula: Registrar as letras que estão faltando nos nomes dos produtos;

6º aula: Ditado de palavras;

Na abordagem com a turma de EJA a linguagem tem que ser diferente da abordagem de Educação infantil e sempre aproveito as marcas dos produtos para contruir outras palavras a partir de sílabas das mesmas. É uma atividade permanente trabalhada em todas as aulas para que percebam que a partir das sílabas de outras palavras podemos construir novas palavras. Depois disso é feito a leitura das palavras construidas em conjunto e então eles copiam as mesmas em seus cadernos. Sendo essa uma turma de alfabetização sempre retomo a questão de pensarem no que estão escrevendo, nos sons das letras juntas e separadas. Dentro desta sequencia cabe muito mais aulas, que pode ser acrescida de acordo com a turma e da forma de abordagem de cada professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário